No território político dos sem princípios não se podia esperar outra coisa a não ser o vale tudo eleitoral para 2012. O que importa mesmo para eles é o poder. Faz-se tudo, mas tudo mesmo, aí incluído pisar em pescoço de mãe, para manter-se no poder ou conquistá-lo. Os dois principais grupos políticos de Búzios, em essência, não têm diferença nenhuma: querem tomar o poder político para por em prática as políticas particulares dos especuladores imobiliários, da grande hotelaria e do grande comércio. Cada grupo representa uma fração destes setores.
Do lado da situação, o prefeito Mirinho Braga, apesar de não fazer nada para resolver os problemas fundamentais da cidade, fez um esforço colossal para "pegar" o principal partido da oposição, o PMDB. Conseguiu com o seu amigo o ex-deputado Picciani- um dos grandes beneficiários do loteamento da cidade feito pelo atual prefeito. Não importa que isso custe para o povo de Búzios mais um governo desastroso, o que o prefeito quer é exibir os despojos do PMDB histórico- transformado em legenda de aluguel- como um troféu conquistado da oposição, humilhando seus adversários.
Do lado da oposição, o deputado estadual Paulo Melo, além de nada fazer quanto ao PMDB, decide apoiar Chiquinho da Educação, por ser, segundo as pesquisas que diz ter em mãos, o único com chances de derrotar Mirinho. Este apoio ainda tem dois aditivos: um, Chiquinho compromete-se em apoiar a reeleição do prefeito André Mônica, o candidato de Paulo Melo em Araruama; dois, o deputado estadual ganha em densidade eleitoral para sua reeleição em 2014, pois o colégio eleitoral de Araruama é muito maior que o de Búzios. Pragmático, como todos esses personagens políticos sem princípios, rompe com a palavra dada aos que sempre estiveram com ele em Búzios desde 2006. Nessas horas, o que menos vale é palavra, honra, compromisso, o que importa é o poder. Com a sua decisão, rifa os vereadores Genilson, Joãozinho, Nobre e Evandro, os candidatos Maria Alice, João Carrilho e Salviano, jogando-os às feras. Ou apoiam Chiquinho ou vão plantar batatas.
Resumo: quem mais perde com essas articulações políticas recentes é o povo trabalhador de Búzios. A esquerda tem a obrigação de construir uma terceira via alternativa a essas duas vias dominantes. Ou perderá mais uma vez o bonde da história.
Ver:
http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/8887No Twitter: marciabispo
RT @luizdopt: A política pornográfica de Búzios 2 nblo.gs/ktGIy //É uma putaria mesmo...