Política, Sociedade, Educação, Búzios, meio ambiente, Região dos Lagos

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

http://ipbuzios.blogs.sapo.pt

Espaço de discussão dos acontecimentos políticos de Armação dos Búzios



Quarta-feira, 27.10.10

Baleia encalha na praia de Geribá

Rebocador será usado para salvar baleia Jubarte que encalhou em Geribá, Búzios
Fonte: O Globo
BÚZIOS – Dezenas de turistas continuam acompanhando as tentativas de salvamento da baleia Jubarte que encalhou nesta segunda-feira na praia de Geribá, em Búzios . Os bombeiros estão aguardando a chegada de um rebocador para levar a baleia para alto mar. Com cerca de 15 metros e pesando 30 toneladas aproximadamente, o mamífero vem sendo monitorado por várias equipes.
- As equipes de salvamento estão fazendo de tudo para manter a baleia viva. Os bombeiros e os turistas estão jogando panos encharcados de água na parte da baleia que está fora de água. É uma situação dramática – disse o fotógrafo Sérgio Quissak.
O prefeito de Búzios, Mirinho Braga, disse que a prefeitura pediu auxílio à Marinha do Brasil mas o rebocador apresentou defeito. Foi pedida ajuda à Petrobras, mas a tentativa foi em vão porque não há calado na praia de Geribá para aproximação do rebocador.
- Agora estamos tentando um rebocador menor para auxiliar na operação com auxílio de cordas. É um trabalho complicado, mas vamos tentar salvar a baleia – disse o prefeito.
Segundo levantamento do Instituto Baleia Jubarte, o mamífero de Búzios é o de número 90 que encalhou nas costas brasileiras este ano. O número é recorde. No ano passado foram 30 ocorrências e, em 2007, ano considerado recorde até então, foram 43 casos. A Bahia foi o estado que teve mais encalhes este ano, com 33 casos, seguida do Espírito Santo, com 30, o litoral de São Paulo com sete e, Rio de Janeiro, sem contar a de Búzios, com seis casos.
Observação: a primeira foto é de Sérgio Kissak, do blog da prefeitura de Búzios. A segunda, é minha.

Últimas notícias:

A baleia jubarte encalhada na praia de Geribá, em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, morreu nesta quarta-feira por volta de 0h30. Segundo o Instituto Baleia Jubarte, o animal, que estava preso desde segunda-feira (25), sofreu uma convulsão. (Fonte: último segundo, IG)
219

Autoria e outros dados (tags, etc)

por ipbuzios às 02:08



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2010

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31