Política, Sociedade, Educação, Búzios, meio ambiente, Região dos Lagos

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

http://ipbuzios.blogs.sapo.pt

Espaço de discussão dos acontecimentos políticos de Armação dos Búzios



Sábado, 19.02.11

"Meu cachorro virou sabão, prefeito?"


Apavorados com o twitaço que seria promovido na cidade pelo jornal O Globo no final de semana passado, o desgoverno que nos tira o sossego resolveu fazer um choque de ordem improvisado. Se nas condições normais de desgoverno não é capaz de gerir a cidade com um mínimo de organização, imagina com a enorme pressão do jornalão. Resultado: fez uma ação desastrosa na frente de todos, turistas e moradores. 

Sem consultar a associação que cuida dos animais há muito tempo na cidade, o desgoverno resolveu retirar todos os cachorros que estavam nas praias. Sabe como é servicinho de porco que varre o lixo para debaixo do tapete. Os meios não importam, o que importa é o fim: O Globo não podia ver os cachorros que vemos todos os dias nas nossas praias. O desgoverno queria fazer de conta que em Búzios tem governo. Mas a emenda saiu pior que o soneto.

Como as associadas da Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis conhecem esses cachorros abandonados na palma da mão, porque os amam e fazem com eles o que o desgoverno devia fazer, vacinando-os, castrando as fêmeas e até lhes dando alimentação, elas querem saber o paradeiro deles. Há um boato muito grande na cidade que diz que os cães foram simplesmente exterminados. Donas de alguns desses cachorros perguntam: meu cachorro virou sabão, prefeito?

Encontrei com a Sônia, baiana do acarajé, conhecida pela sua luta em defesa dos direitos dos animais na cidade, e resolvemos partir à procura dos cachorros no sítio que a prefeitura aluga de Gilson da Silva "para a guarda de animais apreendidos nas vias públicas do município" (BO 455, 8/10/2010). Não encontramos nenhum cachorro ou gato lá, apenas cinco (5) cavalos (foto). Note-se que o contrato fala em guarda de animais em geral, não só cavalos. Os cães retirados das praias tinham que estar ali, pois a prefeitura aluga o sítio para isso. No local, ficamos sabendo que os cavalos apreendidos (?) não estavam marcados e que um seria vendido, em breve, por um funcionário não identificado da prefeitura. Pode isso secretário? O sítio é um hotel para cavalos de amigos do governo? Por que os cavalos estão desmarcados? Pagamos R$ 2.500,00 mensais pela locação do sítio para esse fim?

Não só. Pagamos R$ 3.800,70 mensais à senhora Maria da Penha Costa  para a "locação de 1 (um) veículo automotor, caminhão de carroceria fixa de 3,5 T com gaiola e escada para a realização dos serviços de apreensão de animais soltos no município" (BO 446, 6/8/2010). Em dois anos de desgoverno gastamos uma fortuna com aluguel de caminhão e sítio para apreender (?) 5 cavalos! 

Saindo do sítio, na Baía Formosa, resolvemos passar no governo itinerante em José Gonçalves à procura do secretário de serviços públicos para esclarecer esta situação. Não o encontrando, conversamos com o secretário de Ordem pública, Lírio, que nos garantiu que só foram apreendidos 6 cachorros em uma única praia, a de Geribá, e que dois deles teriam voltado para a praia 8 dias depois de largados em ruas próximas da praia. Quem conhece cachorro sabe que ele volta para o local em que estava. E os outros quatro? Baiana tinha informações que os dois que voltaram pularam do caminhão e que também foram apreendidos cachorros em outras praias. Onde eles estão, é a grande questão para aqueles que amam os animais  em Búzios. Ou será que todos viraram sabão, prefeito?

Ver "Prefeitura de Búzios recolhe todos os cães das praias e omite destino dos animais"

353

Autoria e outros dados (tags, etc)

por ipbuzios às 15:48



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728